terça-feira, 20 de março de 2012

Origens da Juventude Socialista do Partido Democrático Trabalhista (JS-PDT)

Os movimentos precursores das juventudes trabalhistas foram a Ala Moça, fundada em 1945 após a criação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), e mais tarde a Mocidade Trabalhista, iniciada em 03 de outubro de 1952 na V Convenção Nacional do PTB - de onde João Goulart (Jango) se tornaria o presidente nacional da legenda até o Golpe Civil-Militar de 1964.

Da Ala Moça, idealizada pelo seu primeiro presidente, Leonel Brizola - e mais tarde com a Mocidade Trabalhista, se destacariam quadros juvenis como Fernando Ferrari, Sereno Chaise, Pedro Simon, Ney Ortiz Borges, Armando Temperani Pereira e quadros que, mais tarde, fariam parte da política estudantil durante a década de 1960. Existiam quadros políticos jovens da Mocidade Trabalhista que pertenceram à Ação Popular (AP), tais como Vania Bambirra, Herbert de Souza (Betinho) e Vinicius Caldeira Brant. Outros jovens da Mocidade fizeram parte da Organização Marxista Revolucionária/Política Operária (ORM-POLOP), como Theotonio dos Santos, Ruy Mauro Marini e Maria do Carmo Brito.

No processo de redemocratização, com a formação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) - fruto da perda da sigla do PTB pelo grupo de Ivete Vargas - seria necessário a criação de uma juventude que dialogasse com o segmento jovem os valores do trabalhismo, com uma perspectiva de âmbito socialista. Dois núcleos seriam formados, a partir de 1978, sendo denominados de "Juventude Trabalhista do PTB". No RJ, era liderado por Alfredo Sirkis, enquanto que, no Rio Grande do Sul, teria a liderança de Calino Pacheco Filho.

No retorno de Brizola ao Brasil em 07 de setembro de 1979, na cidade de São Borja, um conjunto de jovens carregaria uma faixa com o slogan "Juventude Trabalhista, Popular e Socialista". Ele inspiraria mais tarde a formação da futura Juventude do PDT que, em seu I Encontro Nacional, entre os dias 14 e 15 de fevereiro de 1981, teria como tema o mesmo slogan da faixa utilizada em setembro de 1979.

A Juventude Trabalhista do PDT (JT), fundada oficialmente em 15 de fevereiro de 1981, se constituiu numa organização política de jovens que se configurava na luta e na defesa pela soberania nacional, pelo nacionalismo democrático-popular, pelo trabalhismo e pela defesa dos ideais socialistas. Estiveram presentes 123 delegados, oriundos de 10 estados e mais o Distrito Federal, com o destaque às bancadas de delegados oriundos do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Entre seus componentes, circulavam social-democratas, socialistas e comunistas - associados à corrente prestista. Embora o nome inicial em destaque fosse Alfredo Sirkis, entretanto, após a cisão das bancadas do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, Anacleto Julião seria o primeiro presidente desta nova organização juvenil.

No seu I Congresso Nacional (23 e 24 de janeiro de 1982), na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a JT reconduziria Anacleto Julião para a Presidência da Juventude, com Hélio Rabelo na Vice-Presidência e Milton Zuanazzi como Secretário-Geral. Foram também escolhidos ao primeiro Diretório Nacional 30 membros titulares e 15 suplentes. A JT somente se transformaria na Juventude Trabalhista e Socialista (JTS) no seu II Congresso Nacional, realizado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, entre os dias 12 e 14 de outubro de 1983 - uma vez que, embora boa parte dos quadros juvenis fosse de viés prestista e socialista, a escolha da sigla JS teria resistência inicial do próprio Leonel Brizola - que cria na Juventude nos moldes da antiga Mocidade Trabalhista do PTB pré-1964. Anacleto Julião estava confirmado como o Presidente da Juventude e seu Vice-Presidente seria Hélio Rabelo.

Entretanto, entre 1° e 3 de fevereiro de 1985, o III Congresso Nacional da JTS consagraria o nome da juventude do PDT como Juventude Socialista (JS), com a aprovação de uma forte bancada constituída por marxistas e, em destaque, os oriundos do segmento prestista. Seu novo presidente seria Carlos Alberto Tejera De Ré (Minhoca) e a sua Vice-Presidente era Izaura Gazen.

Na JS, surgiram grandes expoentes do trabalhismo, além de ter uma participação destacada nos movimentos juvenis, como a UNE e a UBES – em especial, a partir de meados para o final da década de 1990, tendo quadros destacados como Luiz Klippert, André Luiz Bernardes, Flávio Zacher, André Menegotto, Sandro Alencar e Henrique Matthiesen. Destes, a JS lograria com a presença de Zacher (1995-1997) e de Klippert (1997-1999) na Secretaria-Geral da UNE, além da presença de André Luiz Bernardes (1999-2000) e de Matthiesen (2000-2003) na Vice-Presidência da UBES.

A partir das suas bandeiras, a JS, ao longo de sua existência, imprimiu marcas que conduziriam ao PDT lograr a sua coerência política, em momentos cruciais - inclusive, nas eleições de 2006, ao conseguir que a agremiação trabalhista não apoiasse nenhum dos candidatos, na defesa dos princípios ideológicos.

Durante XII Congresso Nacional da JS, em Belo Horizonte-MG, nos dias 03 e 04 de dezembro de 2005, o atual Deputado Federal Brizola Neto (PDT-RJ) seria eleito como Presidente da Executiva Nacional da JS. Em 2007 a presidência foi ocupada pelo gaúcho Luizinho Martins que assumiu após o XIII Congresso na Cidade do Rio de Janeiro. Em 2009, no XIV Congresso Nacional Realizado em Praia Grande - SP, Luizinho Martins foi reeleito. Entretanto, em janeiro de 2011, Luizinho se licenciaria e, em seu lugar, assume Everton Wan-Dall. Depois, Weverton Rocha tomaria as funções presidenciais em outubro de 2011, até o retorno de Luizinho Martins às suas funções em janeiro de 2012.

Na atual gestão, dentre outras atividades, a JS participou efetivamente 55° Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e nos 50º, 51º e 52º Congressos da União Nacional dos Estudantes (CONUNE), com a participação destacada com o MOVIMENTO REINVENTAR, a partir da construção das suas teses "Reinventar o Brasil e o Movimento Estudantil" e “Pátria amada, Brasil”, além de retornar, após 10 anos, à UBES, no seu 39° Congresso, realizado no início de dezembro de 2011 em São Paulo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário